Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Dicas

Como administrar seu dinheiro

4 de setembro de 2019

Dicas de Mário Rodrigues de Vasconcelos Neto 

Pós-graduado em Educação e mestre em Economia pela Ufes, é consultor financeiro em Economia Doméstica, professor de Economia da Universidade de Vila Velha e palestranteMário Rodrigues de Vasconcelos Neto

Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio apontam que o índice de confiança do empresário e dos consumidores vem melhorando e o endividamento das famílias, diminuindo. A taxa básica de juros também caiu um pouco e o mesmo vem acontecendo com a inflação, o que é um bom sinal para todos, principalmente para os consumidores e os empresários.

Entretanto, é bom lembrar que no início do ano as despesas sempre aumentam um pouco mais em comparação aos demais meses. Os principais motivos estão relacionados ao pagamento das contas e presentes das festas de final de ano, dos gastos com as férias, da matrícula e da compra do material escolar, além de tributos como IPTU e IPVA. São despesas inadiáveis e, consequentemente, acabam pesando no orçamento das famílias caso elas não tenham feito alguma reserva para enfrentar esses gastos. 

Com relação às compras do material escolar, que, segundo algumas pesquisas, já teve um aumento médio de 16% – bem acima da inflação –, o recomendado é pesquisar no mercado e procurar fazer a compra compartilhada, isto é, junto com outros pais, para que possam com isso, obter um bom desconto. O mesmo vale para a aquisição dos livros didáticos e outros materiais.

É importante também não levar os filhos às compras, pois, assim, poderá adquirir os materiais sem a pressão deles por produtos da moda, cujos preços normalmente são bem maiores do que os dos seus similares. Não deixe de pesquisar, pois isso é muito importante para as finanças da família. Um mesmo material, um caderno, por exemplo, pode custar muito mais caro em determinado estabelecimento.

O IPTU também vence nos primeiros meses do ano. Se possível, pague-o à vista, pois normalmente as prefeituras concedem um bom desconto, e você ainda fica livre de mais esse compromisso mensal. O mesmo vale para o IPVA. Em ambos os casos, se não for possível o pagamento de uma só vez, coloque as datas de vencimento na sua agenda, para que possa pagar as parcelas sem multa e evitar aborrecimentos.  

Tenha muito planejamento e cuidado com as contas do início do ano. Apesar de terem diminuído um pouco, os juros e a inflação continuam elevados e a atividade econômica está demorando a se recuperar.