Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Nutrição

É tempo de… Melão

9 de setembro de 2019

Delicioso, refrescante e nutritivo

Originário da África e da Ásia, atualmente o melão é cultivado em muitas partes do mundo. Nesta época do ano, a fruta combina tanto na forma fresca quanto em deliciosos sucos e poderosas vitaminas.

No Brasil, o cultivo do melão restringe-se à região Sudeste, Norte e Nordeste.  A fruta possui sabor adocicado e é bastante hidratante, pois, assim como a melancia, é composta, em sua maioria, por água. Além de saborosa, a fruta pode trazer inúmeros benefícios à saúde de quem a consome com uma certa frequência.

Isso porque o melão é uma fruta com baixas calorias, que pode ser usada para emagrecer e hidratar a pele, além de ser rica em vitamina A e flavonoides. Eles são poderosos antioxidantes, que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

O melão é, também, bastante utilizado para refrescar dias mais quentes ou de praia. A traz fruta oferece vários benefícios. Conheça os mais importantes:

  1. Ajuda a emagrecer, por ter muito baixas calorias;
  2. Aumenta a hidratação, por ser rico em água;
  3. Mantém a saúde da pele e dos cabelos, por ser rico nas vitaminas A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento;
  4. Melhora o trânsito intestinal, por ser rico em água, que favorece o trânsito das fezes;
  5. Controla a pressão arterial, por conter potássio e ser diurético;
  6. Prevene doenças, por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides.

Dicas: Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.  Aconselha-se comer a fruta entre as refeições (como lanche da tarde, por exemplo), nunca como sobremesa. Isso se deve ao fato de que a digestão do melão é muito rápida e, caso ele seja ingerido após uma refeição principal, ele pode ficar “preso” no estômago, junto com outros alimentos, ocasionando a formação de gases e desconforto abdominal.

Suco detox de melão

Ingredientes:

  • 1 pepino
  • ½ xícara de polpa de melão
  • suco de 1/2 limão
  • raspas de gengibre
  • 2 colheres de hortelã fresco
  • pitada de pimenta caiena

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba gelado.