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Nutrição

Frutas e sementes

14 de novembro de 2019

Daqui a pouco começa a contagem regressiva para as festas de fim de ano. E, com elas, virão as frutas e sementes típicas destas comemorações. As opções são variadas e, além de cerejas, damascos, ameixas, uvas, lichias e abacaxis, também se destacam as famosas castanhas portuguesas.

Lichia é rica em cianidina, fibras, potássio e vitamina C. O alto teor de vitamina C combate os radicais livres. A cereja, rica em vitamina C, potássio, antocianina e ácido elágico, é desintoxicante, excelente para o tratamento de cistite e prevenção de câncer. As cerejas são anti-inflamatórios naturais, devido às altas concentrações de antocianina.

E isso é só o começo. Ainda tem o damasco, que é rico em betacaroteno, fibras e vitaminas B3 e C, combate radicais livres, previne câncer e doenças inflamatórias como artrites.

Todas estas frutas, além de uva, abacaxi, e ameixa – que é rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon, e em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre –  fazem parte do cardápio das festas de Natal e Ano Novo. E você ainda pode   acrescentar framboesa, kiwi (rico em vitamina C, betacaroteno e fibras), além de laranja e banana, que não podem faltar à mesa do brasileiro.

Para completar o cardápio e animar a festa, temos avelã, nozes, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, pistache e pinole, todas sementes com altos teores de vitamina.

A castanha portuguesa é um bom exemplo. A alimento consumido em todo o mundo por suas propriedades nutricionais, que podem ser muito benéficas ao nosso organismo, entre as suas propriedades destacam-se fibras, proteína e nutrientes. Todos capazes de melhorar a saúde digestiva, regular o diabetes, fortalecer os ossos, diminuir a pressão sanguínea, prevenir doenças crônicas, entre outros.