Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Lar Doce Lar

Ideias para decorar a casa no Natal

19 de dezembro de 2019

Preparados para as festas de fim de ano? Então, para facilitar a sua vida, garimpamos algumas ideias para montar a cena natalina em família. Afinal, compartilhar faz parte do espírito da celebração, não é mesmo?

Para começar, vão aqui cinco dicas espertas:

  1. Não economize nos enfeites (o que não significa gastar muito);
  2. Na falta de uma árvore de pinho, invente a sua, com materiais extraídos da natureza;
  3. Cubra uma bola de neve de isopor com glitter: vai virar um lindo globo cintilante;
  4. Use garrafas usadas, e crie um lindo efeito, colocando luzes pisca-pisca dentro delas;
  5.  Transforme taças de vinho em luminárias, colocando velas dentro: o efeito é lindo!

A beleza mora nos detalhes

Acessórios como os castiçais, suporte de velas, arranjos, pinhas, fitas em guardanapos e estampas natalinas oferecem elegância à mesa. Mas tome cuidado com a altura dos arranjos, para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados. E sobre o tipo de vela, evite as aromáticas, para que seu aroma não atrapalhe o cheirinho bom da comida, na hora da refeição. As flores podem estar presentes, mas não é necessário inserir onde já houver algum arranjo de Natal.

Escolha uma toalha bem bonita, com modelos discretos e sem muitas estampas vibrantes e exageradas. Se não quiser errar, fique sempre com a toalha branca, lisa. Harmonize essa toalha com jogos americanos e passadeiras xadrez, por exemplo.

A louça deve combinar com o restante da decoração. Pratos brancos de cerâmicas ou porcelanas sempre são uma boa alternativa para qualquer jantar. Taças vermelhas e itens dourados formam composições perfeitas para o clima de Natal.

Mesas inspiradoras

O Ticumbi, folguedo popular do norte do Estado, de ricas tradições, serviu de inspiração para o arquiteto José Daher compor esta mesa, que homenageia São Benedito e o Menino Jesus, sempre festejado no período das festas natalinas e de final de ano.

“Criei uma mesa de Natal onde o popular e o erudito se encontram, onde o barro e o cristal se complementam, onde o lúdico e o religioso se entrelaçam, buscando um sincretismo de ideias e valores que só enriquecem as relações humanas”, diz Daher.

Para a realização do trabalho, ele contou com a ajuda da professora Tereza Norma Tommasi, que também confeccionou os souplats (peça que fica sob o prato), e de Berenice Viana, autora das flores de papel crepom e das manjedouras com o menino Jesus, que aparecem na foto.

Do Ticumbi, Daher trouxe as fitas, a renda de bilro, as flores em arranjo sobre a panela de barro, e o chitão, que serviu de capa para a cadeira do convidado. “Esta é uma proposta que, espero, seja uma pequena chama capaz de contribuir para a valorização da nossa cultura, e para o entrelaçamento dos valores humanos”, diz o arquiteto.

Café ou almoço?

Garimpamos alguns itens na loja Extrabom de Jardim Camburi para montar estas duas opções de mesa, com clima de festa. A primeira é de café da manhã. Repare que bastou trocar alguns itens, e também temos uma linda mesa de almoço para reunir a família no fim do ano, ou em qualquer celebração familiar.

O resultado é bonito, alegre e harmonioso. E o melhor: você não precisa gastar muito! Confira!

Gostou de algum item? Confira em nossas lojas mais próximas de você e monte a festa com sua cara.