Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Pegando a Estrada

Férias e diversão de norte a sul

26 de dezembro de 2019

Grande parte do Estado do Espírito Santo é contemplado com belas praias que, no verão, recebem turistas de todos os pontos do país, e até mesmo do exterior. Para mostrar um pouco da beleza do litoral, montamos um roteiro especial para você.

No verão, a maior disputa trava-se, é claro, nas areias das praias. Todos querem ocupar um espaço em algum ponto da região litorânea do Espírito Santo, Estado que atende aos habitantes e turistas de norte a sul do país, com paisagens exuberantes e águas frias e mornas, para todos os gostos. Tem praia deserta, praia que é “point”, praia “familiar”, praia para jovens e também aquelas destinadas a passeios náuticos.

Neste roteiro, percorremos o caminho do sol e do mar, com dicas informações úteis para quem deseja divertir-se com amigos e a família.

Vitória

Camburi: uma das mais conhecidas e considerada cartão postal da cidade, a praia possui mais de cinco quilômetros de extensão, com calçadão e ciclovia a disposição dos veranistas. É referência de lazer na cidade.

Curva da Jurema: com quiosques em toda a sua extensão, é muito frequentada por quem gosta de curtir uma boa comida à beira do mar e música ao vivo.

Praia do Canto: não é recomendada para banhistas, apenas para passeios. Por lá acontecem feiras de artesanatos, todos os fins de semana, na conhecida Praça dos Namorados, onde se encontra o Iate Clube da cidade.

Ilha do Frade: praias mais reservadas, entre as mansões, mas frequentadas por pessoas que praticam mergulho e que querem mais tranquilidade. A mais frequentada é a Praia das Castanheiras.

Ilha do Boi: rodeada por pedras, concentra um público que, além de curtir o mar, também pratica esportes, como frescobol e futevôlei. Também muito frequentada por famílias.

Vila Velha

Praia da Costa: com ampla faixa de areia, ninguém corre o risco de não conseguir espaço para as cadeiras e sombrinhas. Ideal para a   prática de esportes, além de ter uma iluminação perfeita para caminhadas durante a noite.

Praia de Itapoã: ponto da vila dos pescadores. Por lá, é possível comprar peixes frescos. Além deste atrativo, também existe um “point” apelidado de Beverly Hills, onde se concentram pessoas bonitas e “saradas” na mesma faixa de areia.

Praia de Itaparica: logo após Itapoã, é a praia dos quiosques, da diversão, dos restaurantes à beira mar, da música ao vivo.

Barra do Jucu: a praia da Barra é conhecida por atrair surfistas, possuir restaurantes de ótima referência gastronômica, por ali mesmo se pesca o que se come.

Ponta da Fruta: atrai por ter águas calmas, ideal para famílias com crianças e ao mesmo tempo, do lado oposto, ter praias de maré fortes, quase desertas, os surfistas adoram.

Praia D ´Ulé: pertence ao Parque Estadual Paulo César da Vinha, tem ondas grandes e areia fofa. Geralmente frequentada por turistas. Trilhas que partem da praia levam até a Lagoa Vermelha, assim denominada devido à coloração que as raízes dão à água.

Guarapari

Três Praias: um conjunto de praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, ideal para mergulho e pesca submarina. Por ter área de lazer, é perfeita para se passar o dia por lá. O acesso é feito de carro, sendo preciso pagar. Há estacionamento e churrasqueiras.

Praia de Setiba: se destaca pelas águas azuladas e transparentes. O point dos surfitas, apelidado de “Setibão”, tem areia inclinada e ondas fortes. 

Praia da Cerca: ao lado da Praia do Morro, com apenas 300 m, tem areias amarelas e ondas boa para o surf. Fica ao lado da Praia do Morro.

Praia do Morro: uma das maiores praias do município, com quatro quilômetros de extensão. A preferida dos turistas mineiros, que aportam nos meses de férias na região. Praia agitada durante todo o verão, com shows, quiosques e muitas opções de lazer.

Praia das Castanheiras, dos Namorados e do Meio: ficam no centro da cidade de Guarapari, de água transparente, cercada por formações rochosas, com areias monazíticas. Há um largo calçadão disponível para passeio e atrativos turísticos.

Praia das Virtudes: tem esse nome por ter sido a praia preferida de freiras. É cercada por edifícios de alto padrão, e paredões de pedras.

Enseada Azul: formada pelas praias de Guaibura, Bacutia e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas. A área próxima à praia foi loteada e ganhou um bairro com casas de veraneio, Nova Guarapari. O mar é calmo e as águas formam um espelho esverdeado. No lado oposto existe um mirante, no alto de um morro. A água é tão cristalina que é possível mergulhar a 8 m de profundidade e encontrar o cargueiro alemão que naufragou em 1942, a 300 m da areia.

Praia de Meaípe:  aldeia de pescadores, com ondas fracas e areia grossa, esta praia já foi considerada uma das mais belas do país, pela revista Quatro Rodas. Com vida noturna agitada.

Serra

Praia de Carapebus: a atração é uma faixa de areia que separa a lagoa do mar. Possui quiosques e bares.

Praia de Bicanga: mar aberto, grande faixa de areia, com quiosques.

Praia de Manguinhos: conhecida vila de pescadores. Famosa pelos restaurantes e gastronomia local, praia de águas calmas, muito frequentadas por família, jovens, pela proximidade com a capital. A vila também é rica em cultura e lazer.

Praia de Jacaraípe: possui calçadões de 6 km de extensão. Águas mais agitadas, areia grossa, quiosques em alguma parte, ótimos restaurantes na orla. Em alguns pontos, dominadas por surfistas. Muito procurada no verão por turistas de várias partes do país, com hotéis e pousadas. Vida noturna agitada. Carnaval com shows e blocos de rua.

Praia de Nova Almeida: praia de águas calmas, balneário frequentado por turistas durante todo o ano.

Fundão

Praia Grande: praia com ondas fracas e mar calmo, ideal para crianças. Muito procurada por veranistas, com 12 km de extensão, oferece bares, restaurantes e quiosques. 

Praia da Costa Azul: local de desova de tartarugas marinhas. Muito frequentada por surfistas, por ter grandes ondas.

Aracruz

Praia de Santa Cruz: uma das mais bucólicas, com águas claras e calmas. As formações rochosas enriquecem ainda mais o belo cenário.

Praia de Coqueiral: situada às margens da rodovia ES-010, tem vegetação predominante de coqueiros e castanheiras, proporcionando uma paisagem indescritível. Tem águas calmas, rasas, ideal para crianças. Próximo à praia encontra-se a Aldeia Tekoá Porã da tribo Guarani.

Praia dos Padres: com faixa de aproximadamente 5 metros, é uma das praias mais procuradas no verão. Com opções de restaurantes, tem trechos de águas calmas e outros mais fortes, ideal para prática de esportes aquáticos. Acesso pela Rodovia ES-010.

Praia da Barra do Sahy: com três quilômetros de extensão, é considerada point no verão, com shows durante todo a estação. Calçadão com barzinhos por toda a orla, praia de águas calmas, areia grossa e formação rochosas. Concentração de jovens devido à programação cultural intensa durante o verão.

Linhares

Praia de Povoação: fica na comunidade de pescadores a 40 km de Linhares. Praia tranquila, inspiradora, onde a pesca é predominante. Também muito frequentada por surfistas.

Praia de Regência: muito procurada por surfistas, com ondas fortes e quase deserta. 

Pontal do Ipiranga: ponto de desova e reprodução de tartarugas marinhas, com belas e despoluídas praias, com vegetação de restinga. Verão badalado, com bares, pousadas e restaurantes para curtir os trios elétricos no local.

Praia de Urussuquara: tornou-se point para quem busca beleza e águas cristalinas. A praia, que fica entre Linhares e São Mateus, é o destino de quem quer descansar, reunir a família e amigos.

Praia de Barra Seca: praia onde se pratica o naturismo, filosofia de vida que usa a nudez como forma de expressão e de harmonização com a natureza. A praia fica em uma ilha, o que garante privacidade aos nudistas. Para chegar ao local é necessária a travessia em barcos ou canoas da associação de naturistas local. São dois quilômetros de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados.

São Mateus

Praia de Guriri:  uma das mais belas e extensas praias do norte do Estado, com 30 metros de faixa de areia. Tem pousadas, hotéis e restaurantes. Verão badalado, com programação intensa desde o fim do ano até o carnaval. Muito frequentada por turistas de todo o país.

Praia de Barra Nova: ideal para quem procura tranquilidade, porque se encontra em uma vila de pescadores de mesmo nome. A praia se liga com o rio Mariricu.

Conceição da Barra

Praia da Barra: fica na região central da cidade. Com águas mornas, vegetação de restinga, quiosques, suas águas formam piscinas na vazante da maré. Muito frequentada por jovens e famílias, com atrações em todo o verão. 

Praia de Itaúnas:  ali se encontram as dunas de areia branca, quiosques à beira mar e o projeto Tamar, além da vila de Itaúnas, vila dos pescadores, do forró pé de serra, de milhares de jovens que passam madrugadas dançando forró até o amanhecer. Tem várias pousadas.

Riacho Doce: tranquila, quase deserta, possui falésias e fica na divisa do Estado com a Bahia. A praia se encontra com um riacho de águas negras e fica a 16 quilômetros da vila de Itaúnas. Pousadas no local.

Anchieta

Praia de Ubu: praia tranquila, de beleza extrema, muito procurada por famílias, com pousadas e restaurantes famosos.

Praia de Iriri: Famosa pelo mar calmo, com barzinhos na orla. Reduto de veraneio, muito procurado no carnaval é praia mais famosa da região.

Praia de Piúma: faixa de areia larga, com mar calmo. A maré em certos horários baixa e os banhistas podem atravessar o mar e ir até em ilhotas. Muito frequentada por famílias, jovens, com várias opções de lazer náuticas. A praia também dispõe de quiosques, fazendo a alegria de turistas. Seu carnaval é famoso pela passagem dos trios elétricos.

Itapemirim

Praia de Itaipava: conta com um terminal pesqueiro que é maior em concentração de barcos no estado. Têm pousadas, restaurantes e camping.

Praia de Itaoca: Mar calmo e grande faixa de areia. Com ventos constantes, é ideal para a prática de iatismo.

Marataízes

Praia Central: cartão postal do balneário possui hotéis, restaurantes. De faixa larga de areia e muito frequentada por todos os turistas e moradores, famosa pela gastronomia oferecida.

Praia do Siri: Separada da famosa Lagoa do Siri por uma pequena faixa de areia. Estrutura de bares e restaurantes.

Presidente Kennedy

Praia do Siri: Separada da famosa Lagoa do Siri por uma pequena faixa de areia. Estrutura de bares e restaurantes.

Praia das Neves: praia de mar calmo, águas tranquilas, ideal para famílias com crianças.

Praia de Marobá: fica a seis quilômetros da divisa do município do Rio de Janeiro. Praia de mar aberto, com uma lagoa de água doce na frente. Tem quiosques e restaurantes, muito procurados por quem quer se divertir e, ao mesmo tempo, busca tranqüilidade.


Aproveite o verão com as nossas lindas praias, beba bastante água e passe protetor solar. Confira também nosso produtos para você curtir o verão:

Clique aqui para conferir os produtos.