Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Pegando a Estrada

Próxima parada: Estação Tamar

2 de janeiro de 2020

Se você ainda não conhece o Centro de Visitantes do Projeto Tamar, em Vitória, vale a pena reservar um espaço na sua agenda e levar sua família para um passeio inesquecível.


O Projeto Tamar de Vitória tem gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal   (Parque Municipal Ilha do Papagaio), e  o Centro de Visitantes, na Praça do Papa, está aberto para visitação de terça a domingo, incluindo feriados, das 8h30 às 17 horas.

Além de estar localizado em um ponto privilegiado da cidade, com estacionamento livre, vista para o Convento da Penha, Morro do Moreno e Terceira Ponte, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar faz a alegria das crianças e de adultos interessados em proteger a vida animal, em especial as tartarugas.

No Centro é possível conhecer o trabalho de desova das tartarugas marinhas, realizado nas praias, bem como as ações que geram renda para as comunidades litorâneas, que arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa.

O espaço conta com uma tenda multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos, além de três tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil. O espaço do Centro de Visitantes também promove ações voltadas para a música, seguindo o movimento Tamarear, criado em 2010.

DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO

Um dos grandes momentos da visita é conhecer o tanque ilhas, dotado de visores, por meio dos quais se pode ver de perto as tartarugas. Outro momento emocionante é entrar no tanque barco, que reproduz uma embarcação e tem até timão, o que desperta a imaginação infantil, sugerindo brincar de comandante. “Durante esta aventura fictícia e educativa, também é possível conhecer as ameaças ao ambiente marinho, representadas pela pesca”, assegura Denise Rieth, bióloga e gestora do Centro de Visitantes.

Ela diz que os visitantes costumam elogiar o espaço, e que as crianças “amam ver as tartarugas de perto, porque aprendem se divertindo”.  No local, há ainda painéis informativos, réplicas e silhuetas de tartarugas marinhas em tamanho natural, espaço, vídeos e loja com produtos da marca Tamar, para quem quer levar uma lembrancinha do passeio, informa a bióloga.

“Sou gaúcha e estou no Espírito Santo há 29 anos. As tartarugas e o Tamar fazem parte da minha vida. Aqui tive minha filha, Victória, hoje com 16 anos. Uma tartaruguinha também”, brinca Denise, que diz ter aberto mão de muitas coisas “por um sonho e um ideal”, que se resumem na preservação das tartarugas e na tentativa de trabalhar para um futuro melhor.

Interessados em participar de programas  de visita monitorada  para escolas, universidades e público em geral podem fazer o  agendamento pelo e mail [email protected] (informações  27 3225-3787).

Nos finais de semana e feriados, o Centro de Visitantes de Vitoria promove ações de sensibilização e educação ambiental, como oficinas, brincadeiras e alimentação interativa durante as quais as crianças participam da alimentação das tartarugas. As oficinas e brincadeiras ocorrem aos sábados e feriados das 14 às 16 horas.

Já a alimentação interativa das tartarugas marinhas acontece nos finais de semana e feriados, das 11 às 16 horas.

SOBRE O PROJETO TAMAR

Tudo começou na década de 1980, com um objetivo nobre: preservar espécies de tartaruga-marinha que habitam o litoral brasileiro. Nascia assim o Projeto Tamar, referência mundial na área de preservação, e responsável pelo desenvolvimento de importantes projetos de educação ambiental.

O Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

A entidade protege cerca de 1.100 quilômetros de praias, e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Projeto Tamar-Fundação Pró-Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.  A missão da Fundação Pró-Tamar é promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.

SERVIÇO

Local: Centro de Visitante do Projeto Tamar – Praça do Papa, Enseada do Suá/Vitória.

Aberto de terça a domingo e feriados, de 8h30 às 17 horas.

Ingressos:  inteira R$ 16,00; meio ingresso R$ 8,00 para estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos

Crianças até 5 anos têm entrada franca.

Contato: e mail [email protected]

Telefone  (27)32253787 para informações

Visite www.tamar.org.br