Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Mundo Pet

Obesidade canina pode ser evitada

16 de janeiro de 2020

Você cuida do corpo, faz dieta, sabe que tem que alimentar-se corretamente, sem excessos, fazer atividade física…, mas não aplica nenhuma destes cuidados ao seu cão? Que maldade! Deve ser por isso que ele está obeso.


Tudo bem que eles são irresistíveis, nos olhando com aquela famosa carinha de pidão. É mesmo difícil resistir quando nosso filhote de quatro patas pede nossa comida, e é normal ceder um petisco ou um pouco mais de ração em um momento de fraqueza. Apesar de ser encarado como um ato de carinho, oferecer comidinhas em excesso e, em especial, aquelas próprias para humanos , é um dos maiores danos ao cão.

Muitas vezes é assim, com um ato de carinho, que a obesidade canina começa a se instalar. E ela é um problema sério, que pode trazer diversas complicações para seu pet.

É importante ressaltar que a prevenção do sobrepeso começa ainda quando o cão é filhote. Fica muito mais difícil reverter o quadro depois de adulto e, principalmente, idoso. O cachorro obeso é sempre resultado de um conjunto de fatores ao longo da vida. Mas, com algumas dicas tudo fica mais fácil e a vida dele, mais saudável.

Para identificar a obesidade canina, é possível observar alguns sinais. Confira!

  • Cansaço fácil ao tentar andar ou correr;
  • Dificuldade para se levantar e se locomover;
  • Dificuldade respiratória;
  • Sedentarismo.

Se o cachorro apresentar os sintomas acima, é a hora de levá-lo a um veterinário. E mesmo que os sinais de obesidade canina não sejam evidentes, é preciso estar sempre atento e cuidar da saúde de seu amigo.

A obesidade canina pode trazer muitos problemas para a saúde do cachorro. Um cão acima do peso pode apresentar problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, além de dificuldade respiratória.

Cachorros são pets muito ativos e brincalhões por natureza. Por isso, o sedentarismo também pode trazer consequências psicológicas. A obesidade pode resultar na redução da qualidade e na expectativa de vida do pet.

Além do tratamento especializado, alguns brinquedos são desenvolvidos especialmente para cachorros com problemas de peso. É o caso dos comedouros funcionais, que propõem uma alimentação mais lenta e divertida.


Cuide bem de seu pet, ele merece muita saúde, carinho, brincadeiras e muito mais. Confira nosso produtos para seu pet clicando no link abaixo:

Extrabom Pet Shop |
https://www.extrabom.com.br/c/pet%20shop/317/