Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Extrabom Social

Pãozinho Solidário: edição especial em combate ao Coronavírus

21 de maio de 2020

De quinta a sábado, os recursos obtidos com a venda do pão francês serão destinados aos hospitais filantrópicos do Estado

A tradicional campanha “Dia do Pãozinho Solidário” conta com uma motivação especial neste ano. Desta vez, os recursos obtidos por meio da venda do pão francês nas padarias das lojas serão destinados para o combate à Covid-19, em parceria com o projeto “Juntos pela Vida” que fará o repasse da ajuda financeira à Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES).  As unidades filantrópicas capixabas correspondem a 70% da cobertura hospitalar do SUS, atuando em 34 cidades. A meta é atingir a quantia de R$ 100 mil.

Diferente dos anos anteriores, a ação será realizada durante três dias, ou seja, nesta quinta (21), sexta (22) e sábado (23) em todas as lojas. Para participar, basta inserir o pão francês na lista de compras em qualquer loja Extrabom seja em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, São Mateus ou Colatina. Você pode comprar pelo nosso site (clicando aqui) ou pelo aplicativo da Shipp (baixando aqui).

Todo valor obtido com a comercialização de pão francês será integralmente direcionado à instituição “Juntos pela Vida”, sem qualquer retenção de valores. A campanha conta, exclusivamente, com a solidariedade do público, que ao optar pelo pãozinho no café da manhã, terá a chance de ajudar no combate à doença.

De acordo com o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Fabrício Gaeede, a campanha é muito bem-vinda, pois contribui para que os 38 hospitais filantrópicos do Estado permaneçam atuando no combate ao Novo Coronavírus. “Os recursos obtidos por meio desta ação serão utilizados para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Por conta da alta demanda provocada pela pandemia, este itens sofreram uma forte elevação de preço, tornando-se uma despesa muito corrente e bastante onerosa. Contamos com a solidariedade do povo capixaba para ajudar no custeio desse material de segurança tão imprescindível para a atuação do hospital no salvamento de vidas”.

Receitas

O pãozinho, que é paixão nacional, também é um item super versátil, que dá para fazer várias receitas deliciosas.

Nosso chef Rodrigo Malacco separou algumas, confira!

Receita de Buraco Quente

Ingredientes

  • 6 pães de sal
  • 500g de carne moída da sua preferência
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 pimentão vermelho em cubinhos
  • 1 colher de chá de cominho
  • 2 folhas de louro
  • Queijo Catupiry ou requeijão cremoso
  • Óleo
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 250 g de muçarela ralada para finalizar
  • Sal
  • Pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Pré aqueça o forno a 200ºC;

2. Numa panela pré aquecida, refogue no óleo a cebola, o alho e o pimentão até a cebola ficar dourada;

3. Adicione a carne moída, mexendo para desfazer os grumos;

4. Tempere com sal e a pimenta do reino;

5. Adicione o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água e deixe cozinhar até secar quase totalmente a água do cozimento da carne;

6. Tire o miolo dos pães franceses, espalhe, por dentro, uma boa colherada de Catupiry e depois recheie com a carne moída, deixando um dedinho sem recheio;

7. Finalize com um pouco de muçarela e coloque em pé para gratinar;

8. Use formas de bolinho (cupcake) ou empada para deixar os pães em pé;

9. Outras opções são forma de pudim (com furo). É só arrumar os pães encostados lado a lado ou fazer “anéis” de papel alumínio.


Receita de Nhoque de Pão

Ingredientes

  • 5 pãezinhos dormidos
  • 1/2 litro de leite
  • 1 ovo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

1. Pré aqueça o forno a 200ºC;

1. Deixe os pães de molho no leite por aproximadamente 15 minutos;

2. Junte o ovo a farinha, o sal e o tempero a gosto, amasse bem até que fique uma massa consistente, cubra e deixe descansar na geladeira por 1 hora;

3. Leve ao fogo uma panela com água e sal e deixe ferver;

4. Usando uma colher de chá molhada vá jogando pequenas porções na água;

5. Quando a massa subir, retire com uma escumadeira, e coloque no escorredor de macarrão até terminar toda a massa.

6. Dica: Você pode fazer o método tradicional de enrolar uma “cobrinha” e cortar os nhoques com a faca, basta enfarinhar uma bancada e se precisar, adicionar um pouco mais de farinha de trigo na massa. Faça o seu molho de tomate preferido e vá jogando os nhoques direto nesse molho, para não grudarem.


Para mais receitas, clique aqui.

Então, fica a dica! Na batalha contra a Covid-19, a união faz toda a diferença.

Compre seu pãozinho, participe e compartilhe essa ideia!