Extrabom Supermercados Extrabom Supermercados Ir para o ecommerce
Você Sabia?

7 termos do mundo do vinho

23 de julho de 2020

Um guia pra ter na ponta da língua na hora de escolher o seu rótulo.

1. Varietal

São chamados assim os rótulos que levam em sua composição somente uma variedade ou casta, como no vinho Sunrise Merlot, da vinícola Concha Y Toro.

2. Blend ou assemblage

É o nome do vinho em que se combinam duas ou mais uvas em sua produção. O Doña Dominga Reserva Rosé Carménère & Syrah é um exemplo.

3. Gran Reserva

De modo geral, a classificação indica que o vinho passou alguns anos em barricas de carvalho, amadurecendo. Você encontra este termo no rótulo Doña Dominga Gran Reserva Cabernet Sauvignon.

4. Brut

Quando você ler “brut” no rótulo de um espumante, pode saber que ele tem de 8 a 15 gramas de açúcar por litro, ou seja, são secos, tem um sabor marcante e acidez pronunciada. Se quiser provar um vinho assim, indicamos o Casa Perini Brut Chardonnay.

5. Cepas

É apenas um sinônimo para casta ou uva. Você pode usar no seu vocabulário assim, olha: “Gosto de vinhos de castas brancas, como o Leon de Tarapaca Sauvignon Blanc”.

6. DOC

Essas três letrinhas significam Denominação de Origem Controlada, ou seja, é o sistema que controla os processos de fabricação dos vinhos. Exemplo? Vinho Norton DOC Malbec.

7. Quinta

Em Portugual, são chamadas assim as propriedades produtoras de vinhos. Se te pareceu familiar, provavelmente é porque você já provou o nosso Quinta das Amoras Branco, que é uma delícia.

E aí, gostou? Bom motivo pra investir os novos conhecimentos no Festival de Vinhos e Sabores do Extrabom. Aproveite, está imperdível!