
Para sua felicidade e a de seus bichinhos, existem diversas alternativas saudáveis e eficientes para cuidar da alimentação e da saúde de seus pets, e ainda lidar, de forma pratica e inteligente, com o lixinho que eles geram.
Confira, abaixo, uma lista de alternativas práticas e sustentáveis para o dia a dia com pets.
ALIMENTAÇÃO
Os cães são animais carnívoros. Portanto, comida saudável para cachorro necessita de proteína na dieta. Tenha em mente que nossos pets, sendo carnívoros, necessitam de teor considerável de proteína de origem animal em sua alimentação. Caso opte por oferecer ao seu cão uma alimentação vegetariana, é necessário realizar a suplementação.
A ração comercial é a melhor opção, desde, é claro, que seja de qualidade. Ela oferece maior quantidade de proteína animal e uma composição química balanceada, de forma a suprir as necessidades nutricionais do animal sem a necessidade de suplementação de qualquer natureza.
A Purina, marca de ração da Nestlé, reúne qualidade em centenas de produtos para seu bichinho. Os produtos foram desenvolvidos a partir de pesquisas por profissionais capacitados para oferecer uma alimentação balanceada para cães e gatos. Além da ração Purina, a linha de nutrição animal da Nestlé Purina, é completa com petiscos e alimentos úmidos. São produtos para cães e gatos de todas as idades e raças, além de alimentos medicamentosos e naturais.
BANHO
Gato não precisa tomar banho. Eles se limpam naturalmente se lambendo o dia todo. Banhos são estressantes e desnecessários, salvo raras exceções (doenças, cirurgias, infestação de pulgas etc). Já os cachorros podem tomar banho, mas não com a frequência que a gente normalmente dá. O ideal é dar a menor quantidade de banho possível, a cada três semanas – mas se o cachorro estiver limpinho, pode ficar mais tempo sem.
Na hora do banho, você pode comprar um sabonete natural. Existem alguns sabonetes especiais para serem usados em cães, feitos com óleos essenciais que ajudam na prevenção de pulgas e outros parasitas, são os chamados óleo essencial de neem (lê-se nim) de melaleuca ou tea tree.
NECESSIDADES
- Para os cachorros
Use um sanitário canino, que é tipo uma caixinha de areia para cães. Não precisa colocar nada dentro, como fraldas ou jornais, para absorver o xixi, como as marcas recomendam.
Para limpar, lave o sanitário com agua todo dia no tanque da área de serviço. Se tiver muito cheiro de xixi, passa um pouco de vinagre. Uma vez por semana, lave com sabão e bicarbonato de sódio e enxágue bem. O cocô é só pegar com uma pazinha, igual à de limpar caixinha de areia de gatos e jogar no vaso sanitário. Nenhum lixo nesse processo todo.
- Para os gatos
Use uma caixinha de areia com uma areia biodegradável. As melhores são aquelas feitas de madeira, com uma serragem fininha comprimida em rolinhos. Essa areia absorve muito mais que as areais comuns, diminuindo muito o cheiro do xixi dos gatos. Para descartar é só jogar no vaso sanitário. Como ela se transforma em pó de madeira, o risco de entupimento é quase nulo.
- Fora de casa
Use folhas grandes de árvores para pegar o cocô e descartar em canteiros onde ninguém pisa e nenhuma criança brinca, fica escondido para não dar cheiro e não há nada comestível por perto. Quem mora em casa, pode enterrar no quintal.